quinta-feira, 17 de abril de 2008

A importância do uso do fio dentário

Muitas vezes, após escovar os dentes, ainda somos surpreendidos por um cheiro um pouco desagradável na boca. A razão é que sobraram alguns resíduos de alimentos e placa bacteriana entre alguns dentes, que as cerdas da escova não conseguiram alcançar e eliminar.

Os riscos

Além desse cheiro inoportuno, ainda corremos sérios riscos adicionais: persistência de mau hálito, aparecimento de cáries e de doenças nas gengivas. Porquê?

Porque é justamente na região entre os dentes (local de difícil acesso para a higienização) que há uma forte tendência de cáries e de problemas na gengiva de forma mais grave. E o seu dentista terá uma dificuladade maior também para executar as restaurações e obturações.

A solução salvadora

É o fio dentário. Ele consegue chegar onde escova não consegue e remove aqueles últimos restos de alimentos que insistem em ficar entre os dentes, tanto nos da frente como nos de trás. E remove também a placa bacteriana: consegue se ver a sair dos dentes e a ficar agarrada ao fio dental.

Como usar corretamente o fio dentário

1) Corte um pedaço de aproximadamente 30 centímetros. Enrole uma ponta do fio no dedo médio de cada mão.

2) Prenda o fio esticado entre o polegar e o indicador, deixando livre um pequeno pedaço de uns 10 centímentros de fio dental.

3) Passe o fio entre os dentes, sem pressionar a gengiva, fazendo movimentos de "vai-vem".

4) Curve o fio formando um "C" sobre a superfície de cada dente.

5) Repita a operação para cada dente, seguindo a sequência dos dentes de trás para os frentes.

A escolha do fio dentário

A espessura do fio dentário pode variar, dependendo da dificuldade de cada pessoa em passá-lo entre os dentes. Assim, existe o "Normal", o "Extra-Fino" e outros. O ideal é você experimentar na primeira vez juntamente com o seu dentista, assim ele poderá ajudar na esoclha da espessura mais apropriada aos seus dentes.