segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Higiene Oral é importante?

“Um estudo realizado pela DECO (Associação de Defesa do Consumidor) a 5522 pessoas entre os 13 e os 74 anos, concluiu que um em cada cinco portugueses já perdeu, pelo menos dez dentes e mais de um terço não vai a consultas dentárias de rotina devido aos preços praticados nos consultórios. Para esta associação este facto transmite a existência da necessidade de colocar-se higienistas orais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os inquiridos, 13% dos adultos e 4% dos adolescentes, dizem-se insatisfeitos com o aspecto dos seus dentes. Os adolescentes queixam-se sobretudo do alinhamento, enquanto os adultos apontam a falta de dentes. E 10% sente mesmo a sua aparência afectada e embaraço ao sorrir, sendo que 20% dos inquiridos se queixa de dores, sensibilidade dentária, sangramento das gengivas, desconforto a comer e mau hálito.
Apesar disso, concluiu-se que 30% não pratica uma correcta higiene oral, consistindo em lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e utilizando o fio dental.
A higiene dentária e as consultas de rotina são essenciais, para prevenir problemas da boca. Mas 7 em cada 10 portugueses queixam-se do elevado preço dos tratamentos”, Dr. Cassiano Scapini, cirurgião-dentista formado em Odontologia em 1988, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRG). Presidente da ABOP - Associação Luso-Brasileira de Saúde Oral, reside em Portugal há 11 anos, onde exerce a profissão de Médico Dentista.

Sem comentários: