terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Problemas mais comuns na boca


Placa bacteriana

Todos os dias, uma camada de bactérias circula na superfície dos dentes.
Apesar de ser quase invisível, a acumulação da placa bacteriana é a causaEstas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. das cáries, tártaro e doenças nas gengivas.

Gengivite

A acumulação da placa bacteriana também tem efeitos nas gengivas, esta
torna-se inflamada, inchada e, por vezes, apresenta algum sangue.
O sangue nas gengivas é um sinal de doença nelas. Esta doença
chama-se gengivite. Esta situação sem tratamento pode levar a uma
forma mais grave do problema.


Periodontite


Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva(gengivite) e afeta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de limpar durante a escovação. Isto é um fator que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda de alguns dentes se não for tratada a tempo.


Tártaro


Se a placa bacteriana não for removida regular e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.


Cárie dentária


As bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar à perda do dente.


Mau hálito


Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pela acumulação de placa bacteriana e/ou presença de doenças na boca.
A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde na boca.

1 comentário:

a puluição disse...

Está muito interessante, até porque tinha de fazer um trabalho para Ciências da Natureza.